Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

Avaliação institucional

Um dos itens componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é a “Avaliação Institucional”, estando relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A avaliação institucional da FAPSS SP busca o autoconhecimento para a tomada de decisão, por meio do diálogo e da reflexão com os diversos agentes da comunidade acadêmica, bem como identificar seus pontos de melhoria para o cumprimento da sua missão e valores assumindo, assim, a efetiva gestão política, acadêmica e administrativa da Instituição como um todo. – trecho retirado do Plano de Desenvolvimento Institucional.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n.º 10.861, de 14/04/2004. O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que reúne e organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e está alicerçado por três modalidades principais de avaliação: Avaliação das Instituições de Educação Superior; Avaliação dos Cursos de Graduação; Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Mais informações da CONAES: clique aqui.

E, sobre a Avaliação Institucional: clique aqui.

Comissão Própria de Avaliação

CPA é o nome dado a Comissão Própria de Avaliação que possui representantes da comunidade acadêmica e da comunidade civil organizada, presidida por um representante da Faculdade Paulista de Serviço Social. A portaria MEC n.º 2.051, de 09/07/2004, que regulamenta o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, sendo obrigatória em todas as Instituições de Ensino Superior no Brasil.

A Comissão tem como intuito elaborar planos de ações conforme os resultados e informações coletadas durante o processo de autoavaliação e através de outros documentos, além de conduzir, sistematizar e divulgar os resultados da autoavaliação de modo simples e transparente.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) é um órgão deliberativo, consultivo e educativo, de natureza técnico-científica, composta por representação de docentes, discentes, técnico-administrativos, da entidade mantenedora e da sociedade civil. Tendo como função coordenar e articular pesquisas com objetivo de tomar decisões estratégicas, assim como, analisar e avaliar o desempenho das atividades desenvolvidas pela instituição, promovendo em conjunto com a Diretoria a implantação de estratégias e melhoria dos processos.

Regimento da Comissão Própria de Avaliação
Clique aqui e baixe o arquivo.

Atas

2016
Janeiro
Fevereiro
Abril
Maio
Junho

Relatórios

Relatório 2012
Clique aqui e baixe o arquivo.
Relatório 2013
Clique aqui e baixe o arquivo.
Relatório 2014-2015
Clique aqui e baixe o arquivo.
Relatório 2015
Clique aqui e baixe o arquivo.
Relatório 2016
Clique aqui e baixe o arquivo.

Membros

Miriam Ferrari
Coordenadora e
representante docente

Daniel Tadeu Alves
6º semestre
Representante discente

David Silva Adorno
Representante da Comunidade

Glaucia Firmino da Silva
Secretária e representante
da mantenedora

Flávia de Cassia Hune
Representante
técnico-administrativo

Fale com a CPA

A Comissão Própria de Avaliação segue disponível para responder dúvidas e recebê-lo. Nossas reuniões acontecem a cada 15 dias, às sextas-feiras, a partir das 18h.

Fale conosco através do e-mail: cpa@fapss.br ou verifique na secretaria em qual horário nossos membros estão disponíveis.

Calendário acadêmico

15/12/2017

Núcleo de Pesquisa da FAPSS

LINHA DE PESQUISA: Mulheres Negras: Trajetórias e Narrativas

18/12/2017

Exames finais

Exames ocorrem de 18 a 22 de dezembro.

22/12/2017

Término do semestre letivo

25/12/2017

Natal

Feriado

[+]   Ver calendário completo