Avaliação institucional

Um dos itens componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é a “Avaliação Institucional”, estando relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta; • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.
  • A avaliação institucional da FAPSS SP busca o autoconhecimento para a tomada de decisão, por meio do diálogo e da reflexão com os diversos agentes da comunidade acadêmica, bem como identificar seus pontos de melhoria para o cumprimento da sua missão e valores assumindo, assim, a efetiva gestão política, acadêmica e administrativa da Instituição como um todo. – trecho retirado do Plano de Desenvolvimento Institucional.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) foi instituído pela Lei n.º 10.861, de 14/04/2004. O SINAES é vinculado ao Ministério da Educação (MEC) através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que reúne e organiza as informações decorrentes da Avaliação Institucional juntamente com a Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES) e está alicerçado por três modalidades principais de avaliação: Avaliação das Instituições de Educação Superior; Avaliação dos Cursos de Graduação; Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE).

Comissão Própria de
AVALIAÇÃO