Ciências Humanas

Gerontologia

Faça sua inscrição

Local:

Barra Funda

Generated with Avocode.Caminho 27674Caminho 27675
Duração:

Duração:

01 ano
Início da Turma:

Início da Turma:

19/08/2022
Pré-requisitos:

Pré-requisitos:

Profissionais da áreas da saúde, social, gestão e educação interessados em aprofundar os seus conhecimentos na área do envelhecimento e atendimento da pessoa idosa.
Investimento:

Investimento:

475,00 reais

CLIQUE NA ABA DESEJADA PARA VER A
PROGRAMAÇÃO

INSCREVA-SE JÁ!

O curso objetiva desenvolver habilidades e atitudes que permitam uma abordagem adequada a pessoas idosas, incentivando a criação de práticas humanizadas e pautadas na integralidade da atenção ao idoso, família e comunidade.

Capacitar profissionais da área da saúde, humanas e ciências sociais para trabalhar com a pessoa idosa no ensino, na pesquisa e na assistência, enriquecendo a prática profissional e o campo de conhecimento ao qual pertençam.

O curso tem duração de 01 ano e em encontros mensais, sendo 01 vez ao mês, sexta-feira a noite e sábado manhã e tarde.

 O profissional a ser formado deverá ser capaz de:

1- Reconhecer as principais necessidades, intervenções e serviços de que necessita a população idosa, com enfoque no envelhecimento bem-sucedido e na velhice fragilizada;
2- Trabalhar com uma visão plural, interdisciplinar e abrangente sobre o processo de envelhecimento;
3- Refletir de forma crítica sobre os determinantes sociais e de saúde que afetam a população idosa e a população que envelhece;
4- Delinear intervenções para idosos, família e comunidade com enfoque na promoção do envelhecimento ativo e na qualidade da assistência;
5- Realizar pesquisa sobre o envelhecimento;
6- Desenvolver atividades de ensino em faculdades, hospitais, centros de convivência para idosos, ONGs e outras instituições afins.

Coordenação

Imagem do Coordenador Profa. Ms. Eva Bettine de Almeida

Profa. Ms. Eva Bettine de Almeida

  • Lattes: www.lattes.cnpq.br/6422374223586727
  • Eva Bettine é gerontóloga pela USP, mestra em Filosofia modalidade saúde e educação e doutoranda pela mesma universidade, sócia-fundadora do Instituto Brasileiro de Defesa da Pessoa Idosa (IBDPI), membro da ABRAz/SP e presidente da Associação Brasileira de Gerontologia, Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), docente da USP 60+ e pesquisadora em ritmos biológicos no grupo de Cronobiologia da EACH/USP.
Imagem do Coordenador Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva

Profa. Dra. Thais Bento Lima da Silva

  • Lattes: www.lattes.cnpq.br/8525604650517156
  • Docente do curso de Graduação em Gerontologia da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP), Coordenadora do curso de pós-graduação em Gerontologia da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS), pesquisadora do Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, conselheira executiva da Associação Brasileira de Gerontologia (ABG) e colunista do site do Método Supera.

Depoimento
Encontrei no Curso de Pós Graduação em Gerontologia a abordagem multidisciplinar e a qualidade que eu buscava. Além do eixo da Gerontologia Biomédica, abordando as patologias, atenção farmacêutica, nutrição e todos os demais aspectos ligados à biologia e saúde da pessoa idosa, as disciplinas envolvendo Ética e Bioética, Construção SocioCultural do Envelhecimento, Gestão de equipamentos públicos, Direitos da Pessoa Idosa, Aspectos Emocionais, Relações Familiares, mostram o vasto campo de estudo e atuação da Gerontologia que o curso contemplou de maneira muito satisfatória para mim, com professores altamente qualificados e muito dispostos em ajudar para que possamos seguir neste caminho e trabalhar em prol do envelhecimento saudável da nossa sociedade. 

Maria Anastacia Manzano

Depoimento
Recomendo o curso de Pós-graduação em Gerontologia da FAPSS, pois o conteúdo programático do curso é bastante completo e o corpo docente é composto pelos melhores do Brasil com sólida formação e muita experiência. Principalmente a equipe de coordenação, constituída por profissionais que são referência na Temática do Envelhecimento em um amplo escopo. 

Luiz Carlos de Moraes

Depoimento
O curso de pós graduação em Serviço Social e Saúde da Fapss tem um grande diferencial. O curso tem professores capacitados, empenhados, uma ótima estrutura, além de ter biblioteca de ótima qualidade. É uma experiência muito agregadora! 

Jamille Lopes Mota

INFORMAÇÕES
GERAIS

  • A frequência mínima para a conclusão de curso é de 75%, comprovadas nas atividades.
  • As avaliações são definidas conforme preferência da coordenação/instituição: exame escrito/oral, apresentação de trabalhos científicos, Monografia, ou casos clínicos apresentados em congresso.
  • Ao final de cada disciplina o aluno deverá obter a média igual ou superior a 70%.
  • A quantidade de vagas disponíveis na turma é controlada de acordo com o número de matrículas efetivamente realizadas.
  • A confirmação de vaga na turma ocorrerá via e-mail a ser enviado pela Secretaria Acadêmica.
  • A taxa de inscrição não é reembolsável, exceto em casos que não haja a turma ou se a inscrição tenha sido feita após o preenchimento das vagas na turma.
  • A inscrição estará devidamente aceita após a confirmação de pagamento da mesma.
  • A FAPSS se reserva o direito de não iniciar as aulas caso não seja efetivado o numero mínimo de 20 matrículas.
  • A FAPSS não se responsabiliza por custos extras do aluno, tais como: hospedagem, transporte, combustível, estacionamento, alimentação e outros cursos pessoais.

Dúvidas e mais
INFORMAÇÕES

Entre em contato conosco através do formulário.

NOSSAS
UNIDADES

São Paulo / Barra Funda

Rua Lopes Chaves, 273
Barra Funda - São Paulo – SP
CEP 01154-010

Ver Mapa