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Faculdade Paulista de Serviço Social

17/06/2016

Programa de Concessão de Bolsas de Estudo de Graduação

Núcleo de Ensino Superior em Ciências Humanas e da Saúde – Entidade Mantenedora Faculdade Paulista de Serviço Social- FAPSS - SP Rua Lopes Chaves, 273/275 – CEP: 01154-010 – Tel: 11 3666-1925 – São Paulo

 

FACULDADE PAULISTA DE SERVIÇO SOCIAL

Programa de Concessão de Bolsas de Estudo de Graduação Edital – 02/2016

I.Caracterização do Programa de Concessão de Bolsas de Estudos

O Programa de Concessão de bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS) é uma ação que visa a fomentar o engajamento dos alunos nas atividades-fim da faculdade, de maneira a contribuir para a formação acadêmica. De caráter socioeconômico, o Programa é promovido pela Mantenedora da FAPSS. Irá prover bolsas de estudos para alunos de Graduação em Serviço Social, desde que cumpram os quesitos estabelecidos neste edital.

 

II. Pré-requisitos do Bolsista

 Estar regularmente matriculado e cursando a graduação em Serviço Social.

 Não ter débitos financeiros anteriores com a FAPSS (no caso de negociação financeira, ter realizado o pagamento da primeira parcela).

 Não ter vínculo empregatício que some renda superior a um salário mínimo por pessoa, na família.

 Não ter vínculo com nenhuma das entidades parceiras da FAPSS.

 Caso já tenha sido bolsista, ter cumprido com os termos estabelecidos no Edital a partir do qual foi contemplado.

 

III. Inscrição e documentação necessária para concorrer às bolsas de estudo na Graduação O presente Edital será lançado no dia 17 de junho de 2016. A partir de sua publicação, os estudantes interessados em se candidatar às bolsas de estudos oferecidas pela FAPSS, respeitando os prazos estabelecidos no cronograma, devem, obrigatoriamente, inscrever-se na Secretaria da faculdade, entre os dias 20 e 28 de junho de 2016, das 14hs às 19hs. Devem entregar todos os documentos exigidos neste edital, responsabilizando-se pela exclusão de sua candidatura, caso não entreguem os documentos necessários. Os documentos a serem entregues são:

1. Cópia do RG do candidato e de todos os membros do grupo familiar;

2. Cópia do CIC/CPF do candidato ou responsável;

3. Cópia dos holerites (último mês) de todos os membros da família do candidato;

4. Cópia do recibo de carnê de aposentadoria ou pensão (último mês) de aposentados ou pensionistas que compõem o grupo familiar;

5. Cópia de comprovante de pensão alimentícia (quando houver);

6. Cópia da carteira de Trabalho do candidato e de todos os membros do grupo familiar (xerox das páginas da foto, do último emprego e da página seguinte em branco);

7. Cópia da certidão de nascimento de todos os membros da família, menores de 18 anos que não possuem RG;

8. Cópia da certidão de casamento dos pais do candidato, ou do próprio candidato se este for casado oficialmente;

9. Cópia da averbação da separação ou do divórcio, em se tratando dos pais ou do próprio candidato legalmente separados;

10. Cópia da certidão do óbito do pai e/ou mãe, em caso do candidato ser arrimo de família;

11. Cópia da última declaração do imposto de renda de todos os membros do grupo familiar maiores de 18 anos. Se algum membro da família for isento de imposto de renda, é obrigatório trazer o comprovante de isento retirado via internet ou na Receita Federal;

12. Cópia do comprovante de aluguel (recibo do último mês), contrato ou financiamento da casa própria da família do candidato;

13. Cópia do comprovante de IPTU (em caso de casa própria da família do candidato);

14. Declaração de autônomo (declaração pelo contador, caso o aluno ou seus pais possuírem negócio próprio), esclarecendo a atividade, o rendimento e o tempo de exercício autônomo, registrado em cartório;

15. Comprovante de doença crônica na família;

16. Cópia da última conta de luz;

17. Cópia da última conta de água;

18. Comprovante de recebimento de seguro desemprego do candidato ou de familiar (se for o caso).

 

IV. Processo de avaliação e seleção dos pedidos de bolsa

A Comissão de Bolsas1 , de posse da lista de alunos inscritos e da documentação entregue na secretaria da faculdade, fará a avaliação do perfil acadêmico dos candidatos a bolsistas, obedecendo ao critério socioeconômico, visando à permanência do aluno na Faculdade Paulista de Serviço Social. Se os membros da Comissão julgarem pertinente, poderão realizar entrevistas e visitas domiciliares aos candidatos inscritos.

Alunos inscritos que não forem inicialmente selecionados comporão uma lista de suplência e poderão ser indicados para projetos com vagas remanescentes, bem como para substituir bolsistas eventualmente desligados. Tanto a lista de aprovados como a lista de suplentes serão tornados públicos, para fins de transparência do processo, por meio de e-mail enviado aos alunos, publicação impressa nas dependências da faculdade e publicação no site da instituição.

 

V. Compromissos do bolsista selecionado

O aluno que for contemplado com uma bolsa de estudos, concedida pela Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo, deverá:

 Elaborar um Projeto de Atividades, na primeira quinzena de vigência da bolsa, no qual discrimine e descreva as atividades que irá realizar ao longo do semestre, a fim de cumprir a carga horária exigida do bolsista. Esse projeto deverá ser entregue à coordenação do Seape, impreterivelmente. Obrigatoriamente, o aluno deve ter um mínimo de 75% de presença nas atividades que frequentar.

 Entregar um Relatório de Atividades, ao final de cada semestre, com um relato a respeito das atividades realizadas no decorrer do semestre. Esse relatório deverá ser entregue até os dias 30 de novembro de 2016 e 30 de junho de 2017, impreterivelmente, à coordenação do Seape.

 Dispor de tempo para dedicar-se a atividades acadêmicas realizadas no período de pré- aulas (das 17hs às 19hs) e aos sábados – somando um mínimo de 4 (quatro) horas semanais, perfazendo um total de 16 (dezesseis) horas mensais. As horas de atividades acadêmicas devem ser assinadas pelo aluno, nas listas de presença. 11 A Comissão de Bolsas do Serviço de Apoio Pedagógico (Seape) da Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS) será composta pela Coordenação de Graduação do Curso de Serviço Social; a Coordenação do Seape e as docentes Profa. Sandra Paulino e Profa. Aurea Fuziwara.

 Apresentar um bom desempenho acadêmico, o qual será acompanhado longitudinalmente pela Coordenação do Seape e pelo corpo docente, nas reuniões de colegiado.

 Fazer referência à condição de bolsista da FAPSS nas publicações, trabalhos apresentados e quaisquer outros meios de divulgação vinculados às atividades realizadas por meio da bolsa.

 Devolver à FAPSS, em valores atualizados, a(s) mensalidade(s) recebida(s) indevidamente, caso os requisitos e compromissos não sejam cumpridos.

 

VI. Concessão das bolsas

Para o presente Edital 2016, as bolsas iniciar-se-ão a partir de 01 de agosto de 2016 e serão em número e valor a ser definido pela Comissão de Bolsas, em acordo com a Direção da FAPSS e a Mantenedora. Os recursos serão provenientes do orçamento da Faculdade Paulista de Serviço Social.

Para a concessão, o bolsista receberá um e-mail informativo de que precisa comparecer à Secretaria da FAPSS, a fim de “aceitar” ou “recusar” a bolsa. Nessa fase, o estudante poderá “aceitar” ou “recusar” o compromisso a ser assumido. Caso aceite, deverá assinar um Termo de Compromisso, para que se inicie a vigência de sua bolsa de estudos.

 

VII. Duração das bolsas

As bolsas serão concedidas por um período de 1 (um) ano. Não haverá renovação automática. Tendo interesse em permanecer no Programa de Concessão de bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS), o aluno deverá realizar nova inscrição, a cada edição do Programa, e participar da classificação socioeconômica e de processo seletivo novamente.

 

VIII. Manutenção da bolsa e registro da frequência

O recebimento de bolsa, em forma de desconto na mensalidade, não configura vínculo empregatício de qualquer natureza com o estudante. Caso o bolsista não cumpra com a carga horária total estabelecida no presente Edital, o desconto recebido pelo aluno será reduzido, no mês seguinte, de modo proporcional à carga horária entregue pelo aluno.

 

IX. Termo de Compromisso

O bolsista deverá assinar um Termo de Compromisso, junto ao Setor Financeiro da FAPSS, antes do dia 01 de agosto de 2016, para que se inicie a vigência de sua bolsa de estudos.

 

X. Desligamento, substituição e suspensão de bolsistas

O desempenho de cada aluno bolsista será acompanhado pela coordenação do Seape, sendo discutido e avaliado juntamente ao colegiado da FAPSS. Caso seja avaliado que o desempenho acadêmico do aluno não seja satisfatório, considerada sua implicação nas atividades e nas disciplinas cursadas, ele pode ser desligado do programa de bolsas.

Além disso, vale ressaltar que a bolsa poderá ser interrompida por qualquer uma das partes, desde que ambas estejam devidamente cientes, por meio de documento escrito e assinado.

Para tanto, será necessário o preenchimento do Formulário de Desligamento, disponível na Secretaria da FAPSS, em que deve se apresentar justificativa com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. Constituem motivos para o desligamento do bolsista:

 O não cumprimento dos compromissos estabelecidos neste edital

 Aproveitamento escolar insatisfatório (muitas reprovações por notas ou faltas)

 Conclusão ou abandono do curso

 Trancamento ou cancelamento de matrícula

 Rendimento insatisfatório nas atividades acadêmicas de que fizer parte

 Mudança na condição socioeconômica do aluno

 Descumprimento do disposto no Termo de Compromisso.

 

XI. Cronograma

Atividade Período

Lançamento do Edital 02/2016 do Programa de Concessão de Bolsas de Estudo de Graduação - 17/06/2016

Inscrições presenciais 20 a 28/06/2016

Avaliação e homologação dos pedidos de bolsa 29/06/2016 a 01/07/2016

Divulgação dos pedidos de bolsa selecionados 01/07/2016

Período de assinatura dos contratos, para os bolsistas selecionados 04 a 08/07/2016 

Divulgação dos alunos suplentes a serem contemplados, caso haja desistência de algum aluno selecionado na primeira lista 11/07/2016

Período de assinatura dos contratos, para os bolsistas suplentes, caso sejam convocados 12 a 14/07/2016

Início da vigência das bolsas 01/08/2016 XII.

 

Disposições finais

A inscrição no Programa de Concessão de Bolsas de Estudo de Graduação implica em plena concordância com os termos do presente Edital. O próximo edital de bolsas socioeconômicas está previsto, inicialmente, para ser lançado em junho de 2017.

Os casos omissos, no presente Edital, serão resolvidos pela Comissão de Bolsas de Estudos, vinculada ao Serviço de Apoio Pedagógico (Seape), da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS). São Paulo, 17 de junho de 2016. Comissão de bolsas de Estudos do Serviço de Apoio Pedagógico da FAPSS.

Calendário acadêmico

21/11/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

03/12/2018

3 a 7 - Avaliação semestral

3 a 7 - Avaliação semestral

03/12/2018

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

05/12/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

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