Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

03/08/2018

CFESS lança campanha no combate ao racismo

Imagem mostra as conselheiras negras do CFESS em pé, com os punhos erguidos, enquanto bradam palavras de ordem contra o racismo

“Quero começar dizendo que ‘Assistentes sociais no combate ao racismo’ é muito mais do que uma campanha. É uma convocação à nossa categoria, que já passa de 180 mil profissionais inscritos/as”. Com essa afirmação, a presidente do CFESS, Josiane Soares, conduziu o lançamento da Campanha de Gestão do Conjunto CFESS-CRESS 2017-2020, atividade ocorrida nesta quarta-feira (1º), durante o 2º Seminário Nacional O trabalho do/a assistente social na política de assistência social, em Fortaleza (CE).

O tema da campanha foi aprovado coletivamente no 46º Encontro Nacional CFESS-CRESS, em 2017, em Brasília (DF). De acordo com a presidente do CFESS, o contexto mundial de barbarização da vida social sob o capitalismo, “em que a desigualdade parece não ter mais limites para crescer e se reproduzir, reflete uma situação que tem sido ‘fermento vivo’ para revigorar o conservadorismo em seus diferentes matizes e fazer ressurgir des-valores que julgávamos superados por lamentáveis experiências históricas recentes, como o nazi-fascismo. Em meio a vários aspectos emblemáticos desse nosso tempo de des-valores, sem dúvida, o racismo é central”, explicou Josiane Soares.

É a partir dessa perspectiva que foi pensada a Campanha de Gestão 2017-2020. Pois, se crescem as manifestações abertas ou silenciosas do racismo, também é preciso dizer que nunca se falou tanto de combate ao racismo no Brasil. “Essa constatação reflete o trabalho daqueles/as que, há décadas, lutam para dar visibilidade a essa pauta. O protagonismo desses/as militantes construiu mecanismos de enfrentamento organizativos e legais que, hoje, possibilitam ampliar a resistência do povo negro brasileiro e iniciar, ainda que timidamente, algumas das reparações que nos são devidas”, ressaltou a conselheira do CFESS.

Imagem mostra logomarca da campanha em preto. A figura é um punho cerrado negro, erguido, com uma mapa da África na palma da mão, pessoas negras em volta do braço, mostrando resistência e lutaSelo da campanha valoriza as culturas e as lutas da população negra (Arte: Comunicação/CFESS)

A identidade visual da campanha traz um selo, que identificará todas as peças elaboradas para a ação, além de um hotsite exclusivo (www.servicosocialcontraracismo.com.br), vídeos virais, spots de rádio, bottons, banners. Além disso, outras ações relacionadas à campanha serão realizadas: a Agenda Assistente Social 2019 terá o tema da campanha; haverá a organização do 2º Seminário de Direitos Humanos (Salvador, 2019); a organização de exposição no 16º Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais (CBAS, 2019) com instalações/painéis a partir do material reunido no hotsite, dentre outras. Ainda, uma série de atividades está planejada em vários locais do Brasil em 20 de novembro de 2018 (Dia Nacional da Consciência Negra).

Imagem traz o cartaz da campanha, com tonalidades terra, e mostra duas pessoas negras em uma paisagem semiárida, carregando um balde de água, e a chamada Na falta de água e na sobra de esgoto transborda racismo

Primeiro cartaz da campanha denuncia que a falta de saneamento atinge principalmente a população negra do país (CFESS/2018 | Criação: Comunicação/CFESS | Fotografia: Dennis/Fotolia)

“Nosso chamado é para que cada assistente social partilhe, nas atividades da campanha, como tem realizado, nesse ambiente institucional, ações concretas de enfrentamento das manifestações de racismo que perpassam os atendimentos. Nós, assistentes sociais, somos sim necessários/as nas trincheiras do combate ao racismo. Temos muito a dizer sobre isso e, principalmente, temos muito a fazer por meio do nosso trabalho e militância”, completou Josiane Soares.

Assista abaixo ao vídeo de lançamento da campanha:

 

 

Clique aqui e acesse a versão preliminar do site oficial da campanha

Fonte: CFESS

Calendário acadêmico

02/11/2018

Finados

Finados

07/11/2018

Oficina de Língua Portuguesa

Oficina de Língua Portuguesa

14/11/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

15/11/2018

Proclamação da República

Proclamação da República

[+]   Ver calendário completo