Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

26/07/2017

Conjunto CFESS-CRESS e categoria debatem agenda política das entidades

Espaço democrático e coletivo para fortalecimento da profissão e da categoria. É dessa forma que o Conjunto CFESS-CRESS, ao longo das últimas quase quatro décadas, vem se constituindo como entidades representativas do Serviço Social brasileiro e de assistentes sociais.

Nesta perspectiva, estão sendo realizados, nos meses de julho e agosto, os Encontros Descentralizados do Conjunto CFESS-CRESS, espaços de debate e de construção da agenda política e das ações dos Conselhos.

São cinco Encontros Descentralizados no total, um para cada região do país, nos quais os CRESS de cada região dialogam com assistentes sociais de sua base e com o CFESS, sugerindo propostas nos mais diversos eixos de ação, para que sejam levadas para o Encontro Nacional CFESS-CRESS, maior espaço deliberativo da categoria. São propostas para os eixos da Ética e Direitos Humanos, Orientação e Fiscalização profissional, Formação, Comunicação, Gestão Administrativo-Financeira e Relações Internacionais.

Em resumo, funciona assim: cada CRESS convoca assembleias em seus estados, abertas à categoria, nas quais a direção da entidade e as assistentes sociais da base pensam em propostas que têm relação com o exercício profissional, com o funcionamento e posicionamento das entidades e com a profissão em geral.

Essas assembleias elegem delegados e delegadas que participam dos Encontros Decentralizados e, posteriormente, do Encontro Nacional. Existe uma proporcionalidade do número de delegados/as por estado, bem como a porcentagem entre assistentes sociais da base e das gestões.

Há também um rodízio entre os estados de cada região para organização dos Descentralizados, bem como para o Encontro Nacional. A única exceção é para o primeiro Encontro Nacional do triênio das gestões empossadas, que acontece sempre em Brasília (DF). Este ano, o 46º Encontro Nacional acontecerá na capital do país entre os dias 7 a 10 de setembro.

Já a agenda dos Descentralizados ficou assim:

  • Região Nordeste – Natal (RN), de 13 a 16 de julho);
  • Região Centro-Oeste – Campo Grande (MS), de 27 a 30 de julho;
  • Região Sul – Florianópolis (SC), de 3 a 6 de agosto;
  • Região Sudeste – Rio de Janeiro (RJ), de 3 a 6 de agosto;
  • Região Norte – Palmas (TO), de 10 a 13 de agosto.

 

O Conjunto CFESS-CRESS continuará utilizando a metodologia adotada nos últimos três anos, onde os Encontros são organizados no sentido de planejamento/proposição (2017), monitoramento (2018) e avaliação (2019) das deliberações e das ações do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Serviço Social.

“A defesa do Projeto Ético-político profissional só se faz com gestões democráticas e transparentes. Nossa organização política e administrativa tem como elementos centrais a participação coletiva e o diálogo. Nesse sentido, as assembleias, os Encontros Descentralizados e o Encontro Nacional CFESS-CRESS são fundamentais para nossa aproximação com a categoria, para a construção de propostas e ações que caminham no sentido do fortalecimento da profissão”, destaca a presidente do CFESS, Josiane Soares, que, juntamente com as outras conselheiras da gestão, participa, dos Descentralizados e do Encontro Nacional.

Acompanhe com o CRESS de sua região a cobertura dos Encontros Descentralizados.

Fonte: CFESS

 

CONHEÇA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FAPSS

Calendário acadêmico

01/08/2018

Início do segundo semestre

Início do segundo semestre

15/08/2018

Data Final para matrículas das Transferências

Data Final para matrículas das Transferências

07/09/2018

Independência do Brasil

Independência do Brasil

18/09/2018

VIRADA DA PELE SAUDÁVEL

VIRADA DA PELE SAUDÁVEL

[+]   Ver calendário completo