Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

16/06/2017

EduLivre lança plataforma para inserção de jovens no mercado de trabalho

Para difundir conteúdos e informações sobre preparação para o mercado de trabalho, o Projeto Educação Livre (EduLivre) lançou nesta segunda-feira (12) sua plataforma digital. Público-alvo da inciativa são jovens de 16 a 29 anos. Com o portal, adolescentes e adultos de todo o Brasil terão acesso aos programas de aprendizado do EduLivre, que se concentram em habilidades pessoais e competências básicas em língua portuguesa e matemática.

Ações de divulgação do projeto aconteceram hoje em Brasília, em frente ao Conjunto Nacional da capital federal. Representantes do EduLivre apresentaram a plataforma aos visitantes e deram orientações sobre como aproveitar todo o potencial dos recursos pedagógicos oferecidos em meio virtual.

No portal do EduLivre, o jovem pode estudar por conta própria. O foco são as aptidões pessoais e socioemocionais, além de capacitações em português e matemática. Os materiais estabelecem uma conexão direta com a vida real e o mundo do trabalho.

Segundo dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD 2015), há 44,7 milhões de jovens entre 16 e 29 anos no Brasil. Desses, 24,6 milhões são de baixa renda, 13 milhões estão sem emprego e 2,9 não tem ensino médio completo. De acordo com dados do Censo Escolar (2015), 8% dos alunos que se matricularam no ensino médio, abandonaram os estudos antes do final do ano letivo.

Os conteúdos do EduLivre foram desenvolvidos e selecionados com base na abordagem da microaprendizagem e com uma linguagem direcionada aos potenciais participantes. O objetivo é estimular a autonomia dos estudantes. Os atores Leônidas Fontes e Saulo Pinheiro, da Cia. de Comédia SeteBelos, atuam em alguns vídeos da plataforma.

O projeto é uma iniciativa do Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria (SESI) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), em parceria com a UNESCO no Brasil.

Atualmente, o EduLivre também está formando uma rede de voluntariado e de empresas parceiras — entre elas, o Instituto Alpargatas, o Instituto Votorantim, a organização não governamental Ponto Cidadão (PE) e a ONG Dom Bosco (PE). Há também parcerias com a Secretaria do Trabalho, em Carpina (PE), e com a Secretaria da Criança e do Adolescente, em Brasília (DF).

Acesse a plataforma em:

www.edulivre.org.br

Fonte ONU Brasil

 

CONHEÇA O CURSO DE GRADUAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL DA FAPSS

Calendário acadêmico

19/10/2017

Recebimento de Atividades Complementares

Das 19 às 21h.

23/10/2017

Núcleo de Pesquisa da FAPSS

LINHA DE PESQUISA: Racismo institucional nos diversos ciclos geracionais

27/10/2017

Núcleo de Pesquisa da FAPSS

LINHA DE PESQUISA: Mulheres Negras: Trajetórias e Narrativas

28/10/2017

Recebimento de Atividades Complementares

Das 10:30 às 11h.

[+]   Ver calendário completo