Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

26/12/2016

Entre bonecas e celular, idosos são presenteados no dia de Natal

Todo dia 25 de dezembro é Natal. Isso ninguém pode escolher. E se a data não muda, o que pode transformar o dia é o que é feito nele. Para um grupo de amigos prudentinos, a manhã natalina foi de presentear pessoas. Não eram da família, ou até mesmo conhecidos, mas isso não significa nem um pouco que não fossem queridas. Na manhã deste domingo (25), 80 idosos dos Lar São Rafael, em Presidente Prudente, foram “apadrinhados” e ganharam abraços, presentes, carinho e também distribuíram muitos sorrisos.

Idosos do Lar São Rafael foram presenteados neste domingo (25) (Foto: Heloise Hamada/G1)

(Foto: Heloise Hamada/G1)

O chamado Natal Solidário já é realizado deste 2008 e conta com as redes sociais para mobilizar os “padrinhos”. Este ano, o grupo dividiu os 80 idosos entre os oito organizadores. A lista de desejos tinha pedidos diversos, entre roupas, calçados, produtos de higiene pessoal, brinquedos e até celular.

“A gente vinha conversar com a madre e perguntava sobre donativos, ver o que eles precisavam mais. E os presentes foi a primeira vez que organizamos e contamos com a ajuda da assistente social para fazer a lista”, explicou um dos organizadores da ação, o consultor de seguros Arthur Souto Mayor, prudentino que atualmente mora em Araraquara (SP).

Idosos do Lar São Rafael foram presenteados neste domingo (25) (Foto: Heloise Hamada/G1)

(Foto: Heloise Hamada/G1)

A adoção dos idosos foi rápida e quem já não tinha nenhum afilhado para presentear contribuiu com produtos de limpeza. Conforme a organização foram cerca de 400 quilos entre sabão em pó, amaciante e água sanitária.

Os primeiros a receberem os presentes foram os homens. “O Papai Noel veio com o saco lotado. Estou muito feliz. Pedi e ganhei uma camiseta”, contou o morador do asilo, Euclides Paulo, de 79 anos.

José Francisco Neves, de 84 anos, relatou que ganhou até o que não pediu. “Ganhei celular, livro, chinelo, meia, camiseta. Deus é muito bom, sempre me dá o que eu quero”, disse.

Paula Ricci, de 75 anos, ganhou uma boneca da defensora pública Phenelope Carvalho de Almeida (Foto: Heloise Hamada/G1)

(Foto: Heloise Hamada/G1)

Na ala das mulheres, a expectativa era a mesma. A defensora pública Phenelope Carvalho de Almeida foi uma das madrinhas e compareceu para entregar seus presentes. Ela deu uma boneca para Paula Ricci, de 75 anos. “Achei o pedido interessante o pedido da boneca, pois deve ser algo que lembra a infância. Hoje estamos aqui mais recebendo do que dando. É um crescimento como ser humano”, destacou.

“Antes de vir para cá eu tinha uma coleção de bonecas, mas tive que me desfazer para morar aqui. Eu pedi uma boneca negra porque quando eu era criança não tinha e eu acho linda”, contou a idosa.

Grupo de amigos prudentinos organizou a doação de presentes (Foto: Heloise Hamada/G1)

(Foto: Heloise Hamada/G1)

A irmã Blanca Cortez salientou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo, principalmente no dia de Natal. “A solidariedade é tão importante, principalmente hoje, pois muitos a família não vem nem visitar. É um gesto solidário maravilhoso. Eles ficam tão contentes”, afirmou.

“A gente passa o ano longe daqui e o Natal é uma data para se dedicar a comunidade também e é muito gratificante poder retribuir um pouco para essas pessoas que já contribuíram tanto”, enfatizou o jornalista Emanuel Novaes Colombari, que mora em São Paulo (SP) e também auxilia na organização.

Fonte: G1

Calendário acadêmico

21/11/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

03/12/2018

3 a 7 - Avaliação semestral

3 a 7 - Avaliação semestral

03/12/2018

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

05/12/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

[+]   Ver calendário completo