Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

08/03/2017

Movimento ElesPorElas promove eventos em SP sobre participação das mulheres

O movimento global ElesPorElas HeForShe pela igualdade de gênero promoverá entre 8 e 14 de março uma série de eventos em São Paulo, Nova Iorque, Paris, Madri, Bangcok e Santiago sobre o tema da participação das mulheres nas artes.

No contexto do Dia Internacional das Mulheres (8 de março), a Semana de Artes HeForShe conectará as cidades participantes por meio de atividades com o objetivo de criar espaços para abordar o tema da participação e da representação das mulheres nas artes.

A primeira edição foi realizada em Nova Iorque em 2016 e este ano está se expandindo para outras grandes cidades globais. No Brasil, o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) será sede de uma programação desenvolvida para refletir sobre como as artes podem ajudar a promover a igualdade de gênero.

A Semana de Arte HeForShe foi criada para responder à necessidade de fortalecer a representação das mulheres nas artes e de expandir a noção de identidade de gênero e de raça.

“As artes refletem o nosso tempo e os valores preponderantes na sociedade. Se, por um lado, elas absorvem e reforçam papéis sociais tradicionais de gênero, por outro, elas têm o poder de desconstruí-los”, disse Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil. “A cidade de São Paulo, famosa por ser multicultural e multifacetada, oferece um cenário riquíssimo em diversidade que é uma inspiração para o mundo da arte”, adicionou.

O mundo das artes vem demostrando uma busca por maior diversidade. Mas ainda há um grande caminho a percorrer para que as mulheres ocupem seu espaço de direito, de acordo com a agência da ONU.

As atrações serão distribuídas ao longo de sete dias, cada um com foco em uma forma de expressão artística. Haverá concertos, palestras, exibição de filmes, rodas de conversa, apresentações de teatro, música, dança e poesia, exposições e oficinas.

“Acredito que o MAM, como toda instituição cultural, tem um papel essencial como agente de mudanças sociais”, comentou Milu Villela, presidente do MAM. O apoio integral do museu à causa levou à parceria com ONU Mulheres e à realização conjunta da Semana de Artes HeForShe.

Além das atividades realizadas no MAM, a semana terá uma ação de grafite HeForShe no campus da Universidade de São Paulo (USP). Uma obra será criada por duas artistas paulistanas ao longo do Dia Internacional das Mulheres nos muros da Escola de Comunicação e Artes (ECA).

No dia 9, a Maurício de Sousa Produções fará uma mesa redonda sobre o projeto #DonasDaRua, que trata do empoderamento de meninas, e lançará, na oportunidade, uma exposição inspirada nas personagens dos quadrinhos.

A Semana de Arte HeForShe de São Paulo é uma realização da ONU Mulheres e do MAM, com apoio e patrocínio da Avon, GNT, Heads Propaganga, Itaipú Binacional, Livelo, Mattos Filho, Mauricio de Sousa Produções, PwC e USP Mulheres.

A programação completa pode ser acessada no site www.semanadaarteheforshe.org. A programação global (em inglês) pode ser conferida em: http://online.fliphtml5.com/zmam/nojz/#p=1.

Sobre o movimento ElesPorElas

O movimento de solidariedade ElesPorElas HeForShe foi criado pela ONU Mulheres para reunir pessoas de todos os sexos, gêneros, raças, etnias e classes sociais num esforço global para a remoção das barreiras socioculturais que limitam as mulheres e as impedem de usufruir de seus direitos humanos.

Desde seu lançamento, em 2014, pelo então secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e pela Embaixadora da Boa Vontade da ONU Mulheres, Emma Watson, centenas de milhares de pessoas de todo o mundo apoiaram a iniciativa e se comprometeram com a igualdade de gênero.

O movimento HeForShe tem sido tema de mais de 2 bilhões de conversas nas redes sociais, da realização de milhares de eventos em todo o mundo, além de já ter recebido cerca de 1 milhão de compromissos na plataforma online www.ElesPorElas.org (ou www.HeForShe.org/pt), que oferece conteúdo para orientar os internautas sobre o que fazer e como divulgar a iniciativa.

A plataforma online contabiliza compromissos e coleta informação e depoimentos sobre o status da igualdade de gênero em seus países e comunidades, de forma a rastrear o impacto do ElesPorElas HeForShe. Para que essa informação seja acurada e para incentivar compromissos, o movimento busca obter o maior número possível de assinaturas pelo site.

Fonte: ONU Brasil

 

CONHEÇA OS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA FAPSS - INSCRIÇÕES ABERTAS!

Calendário acadêmico

21/11/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

03/12/2018

3 a 7 - Avaliação semestral

3 a 7 - Avaliação semestral

03/12/2018

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

05/12/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

[+]   Ver calendário completo