Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

14/12/2016

Seminário discute financiamento de políticas públicas

As perspectivas de crescimento e desenvolvimento econômico no Brasil nos próximos vinte anos e seus possíveis impactos na capacidade de financiamento das políticas públicas, especialmente do Sistema Único de Saúde, será o tema do seminário on-line Desenvolvimento, espaço fiscal e financiamento setorial, que será realizado em 16 de dezembro de 2016, pelo Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz e o projeto Saúde Amanhã. O evento reunirá na sede do CEE, de onde será transmitido, das 10h às 13h, os professores Carlos Pinkusfeld Bastos, do Instituto de Economia da UFRJ; Daniel Conceição, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, Sulamis Dain, do Instituto de Medicina Social da Uerj, e Pedro Rossi, do Instituto de Economia da Unicamp. Para comentar as exposições, foram convidados os professores Carlos Gadelha, da Fiocruz, e Carlos Ocké-Reis, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

O tema será discutido a partir de quatro vertentes. O professor Pinkusfeld apresentará os horizontes de crescimento e desenvolvimento econômico do Brasil, considerando as perspectivas de revisão do regime fiscal e um ajuste de longo prazo em vias de se tornar constitucional. A política monetária conduzida pelo Banco Central, as variações na política industrial e a participação do Estado nas atividades produtivas, no que diz respeito às privatizações ou sua reversão, também estarão em foco.

Já Daniel Conceição abordará os limites impostos pela dívida pública às estratégias de desenvolvimento, tendo em vista aspectos como a economia diversificada do Brasil e a facilidade de acesso do país a matérias-primas. Daniel tratará, ainda, dos impactos da dívida pública nos índices de emprego e da inflação e de sua relevância no comportamento da economia.

Sulamis Dain analisará a capacidade de tributação da riqueza a ser produzida nos próximos vinte anos e os limites possíveis de expansão ou retração da carga tributária. Abordará também do caráter regressivo da estrutura tributária brasileira e perspectivas para uma reforma tributária, destacando o caráter redistributivo dos gastos sociais e o papel das políticas públicas na garantia de justiça social e tributária.

Caberá a Pedro Rossi abordar as possibilidades de direcionamento do gasto público e suas consequências para a economia e a implementação de políticas públicas. O professor fará, ainda, um cotejamento entre o que dispõe a Constituição de 1988 e possíveis limites para o gasto público, no que diz respeito a juros e encargos da dívida, Previdência Social, Saúde e Educação, entre outros componentes.

O debate será transmitido em tempo real. Qualquer pessoa pode se conectar e assistir. Basta entrar no blog do CEE-Fiocruz e clicar no link. 

Divulgue, conecte-se e participe!

​Seminário on-line Futuros do Brasil CEE-Saúde Amanhã
Desenvolvimento, espaço fiscal e financiamento setorial

Data: 16 de dezembro de 2016

Horário: 10h às 13h
Transmissão pelo blog do CEE-Fiocruz: cee.fiocruz.br

Informações
21 3882-9133

Fonte: Centro de Estudos Estratégicos da Fiocruz

Conheça nosso curso de pós-graduação em POLÍTICAS PÚBLICAS E SOCIAIS

Calendário acadêmico

20/11/2018

Dia da Consciência Negra

Dia da Consciência Negra

21/11/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

03/12/2018

3 a 7 - Avaliação semestral

3 a 7 - Avaliação semestral

03/12/2018

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

[+]   Ver calendário completo