Ligue: (11) 3111-2041

Faculdade Paulista de Serviço Social

01/01/2016

Workshop: Formação Permanente e Atuação Profissional – I e II

Workshop: Formação Permanente e Atuação Profissional – I e II

Evento I: 20/01/2016 (I)

Evento II:  22/07/2016 (II)

Horário: das 18:30 às 21:30

Inscrições: (11)3107-2771 - (11)3666-0246

secretaria@fapss.br

 

Palestrantes:

Professores(as):

Valdeir Claudinei - Assistente Social, Mestre em Serviço Social Unesp-Franca, Doutorando em Serviço Social PUC-SP; Coordenador da Pós Graduação em Trabalho Social com Famílias da Fapss. Coordenador Acadêmico do Curso de Bacharelado em Serviço Social da Fapss.

Palestra: "Trabalho e famílias: Metodologias e intervenção social".

Deise Fernandes - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Cruzeiro do Sul (2003) é Mestre e Doutoranda em Educação e Saúde na Infância e Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - campus Guarulhos (2011). Professora da Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS. Tem experiência na área de Assistência Social, Educação, com ênfase em Educação Popular e Saúde e Educação.

Palestra: "Prevenção e Proteção à Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Doméstica Física"

A violência contra crianças e adolescentes, praticada por pais, responsáveis ou outros parentes, denominada Violência Doméstica é muito comum no Brasil e vem preocupando e mobilizando profissionais de diversas áreas e a sociedade. O que caracteriza a Violência Doméstica é o abuso do poder do mais forte – o adulto, contra o mais fraco – a criança/adolescente.

Suelen Igreja – Doutoranda em Educação pelo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Membro do Grupo de Estudos Produção Escrita e Psicanálise – GEPPEP/USP. Na FAPSS, atua como coordenadora da Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas; coordenadora do Serviço de Apoio Pedagógico; e coordenadora do projeto “Entre a educação e o acolhimento social: Uma proposta de trabalho com refugiados na cidade de São Paulo”.

Palestra: “Refugiados e seu acolhimento: diferenças linguísticas, culturais e um projeto de atuação”

Propomos discutir a respeito de impasses nas vivências de refugiados no Brasil. Em especial, queremos colocar em questão aspectos linguísticos e culturais e os modos como têm sido divulgados publicamente. Esta palestra integra o projeto “Entre a educação e o acolhimento social: uma proposta de trabalho com refugiados na cidade de São Paulo”, realizado no âmbito das atividades da FAPSS, em conjunto com a Caritas Arquidiocesana de São Paulo. A parceria visa a atuar no âmbito educacional, considerando o crescente número de refugiados que têm chegado ao Brasil nos últimos anos – mais de 30 mil até o momento – e, por conseguinte, a necessidade urgente de ampliar os debates quanto a essa temática.

Andrea Mataresi - Mestra em psicologia social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP), doutorando na mesma instituição. Experiência em psicologia social comunitária em regiões rurais e centros urbanos. 

Palestra: "Psicologia social comunitária e políticas públicas de preservação ambiental - reflexões sobre articulação e política e desastres ambientais"

Serão discutidas as consequências psicossociais da construção de uma hidroelétrica no baixo Ria Madeira, no Estado de Rondônia, para uma comunidade tradicional da região e como se dão as possíveis articulações políticas diante de impactos sócio-ambientais tão marcantes e violentos. Além disso, nos apoiaremos nos estudos de Simoni Weil, para pensar na luta por enraizamento destas pessoas, frente a constantes ameaças tanto do aparato público, quanto privado.

Marcia Eurico - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Cruzeiro do Sul. É Mestre e Doutoranda em Serviço Social pela PUC/SP (Tema de Pesquisa: Racismo Institucional). Assistente Social do INSS. Professora nos Cursos de Graduação e Pós-Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS/SP. Áreas de Estudo: Introdução aos Estudos Africanos e da Diáspora; Questão Étnico-Racial e Direito à Saúde; Africanidades na Contemporaneidade.

Palestra:"Avanços e Desafios da Lei 10.639/03: valorizar a presença africana no Brasil"

O debate visa despertar nos profissionais o interesse pela história e cultura afro-brasileira e africana enquanto elementos constitutivos da diversidade cultural brasileira. Esta apropriação é uma das ferramentas fundamentais na luta contra o preconceito e a discriminação racial no Brasil.

Valor da Inscrição: R$ 15,00 - a serem pagos via depósito ou pessoalmente na FAPSS.

PARTICIPE!

Calendário acadêmico

21/11/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

03/12/2018

3 a 7 - Avaliação semestral

3 a 7 - Avaliação semestral

03/12/2018

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

3 a 7 - Solicitação de Avaliação Substitutiva

05/12/2018

Recebimento das Atividades Complementares

Horário: das 18h às 19h

[+]   Ver calendário completo