Ligue: (11) 3111-2048

Faculdade Paulista de Serviço Social

Membros do Corpo Docente

O corpo docente da Faculdade Paulista de Serviço Social possui alta qualificação, tendo como orientação o contínuo encontro do conhecimento.

Aurea Satomi Fuziwara - Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Serviço Social e o trabalho com criança, adolescência e família. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na função de assistente social. Pesquisadora das linhas de Ética, Direitos Humanos, movimentos sociais, arte engajada e sociabilidade de resistência. Doutora em Serviço Social, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos da PUC-SP.
http://lattes.cnpq.br/3104192474172720

Fernanda Araújo de Almeida - Bacharel e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Assistente Social da Prefeitura Municipal de São Paulo. Trabalhos desenvolvidos na Rede de Atenção Básica à Saúde e na Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania. No momento atua no Centro de Atenção Psicossocial de Pinheiros-SP - CAPS-AD desde 2016. É Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Serviço Social e Saúde na FAPSS - Faculdade Paulista de Serviço Social e professora convidada da FLACSO - Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais no Programa de Mestrado Profissional em Políticas Públicas. Foi professora nos cursos de Serviço Social das Faculdades Metropolitanas Unidas - FMU, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP e Unicastelo. Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos (NEPEDH) da PUC-SP desde 2005. É aluna do Curso Conflito e Sintoma do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapiente. Seus principais temas de interesse acadêmico e profissional são a formação e a ética profissional do assistente social; direitos humanos e cidadania; direito à cidade e saúde mental.
http://lattes.cnpq.br/4529643221556505

Ilka Custódio de Oliveira - Possui graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário FMU (2001) especialização em Gerontologia pela UNIFESP (2003), mestrado e doutorado em Serviço Social pela PUC/SP (2008 e 2016, respectivamente) Atualmente trabalha como docente do curso de Serviço Social da FAPSS Faculdade Paulista de Serviço Social, ministrando disciplinas do eixo Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, e como assistente social judiciária na Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento da FAPSS.
http://lattes.cnpq.br/4666337517186155

Kajali Lima Vitorio - Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2016-2018). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui aperfeiçoamento em " Impactos da Violência na Saúde" pela FIOCRUZ. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É componente do GERESS - Grupo de Estudos das Relações Etnorraciais e o Serviço Social. Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP).
http://lattes.cnpq.br/0090366873840666

Marcia Campos Eurico - Doutora em Serviço Social - PUC/SP - Pesquisa sobre racismo institucional na infância. Mestre em Serviço Social - PUC/SP. Experiência na área da saúde: DST/HIV/AIDS, Gênero, Coordenação de Projetos de Prevenção, Gestão de Serviços de Saúde. Professora instrutora no Curso de Serviço Social - Universidade Guarulhos (2006 a 2013). Assistente social no Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS. Docente no Curso de Serviço Social e na Pós Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social - FAPSS/SP (2014 - atual). Integrante do Núcleo Docente Estruturante da FAPSS/SP. Professora Substituta no Curso de Graduação em Serviço Social da PUC/SP (2018). Coordenadora da ênfase de Relações étnico-raciais e desigualdades/Antirracismo e Serviço Social do GTP Serviço Social, Relações de Exploração e Opressão de Gênero, Raça/etnia e Sexualidades ABEPSS - Biênio 2019-2020. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Relações Étnico-Raciais e Serviço Social Carolina Maria de Jesus. Temas de interesse: raça/etnia; adoção inter-racial; gênero; saúde da população negra; racismo institucional; exercício profissional.
http://lattes.cnpq.br/7953157698593290

Maria Isabel de Assis - Doutoranda em Antropologia Social(2018) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa do Programa CAPES/PROSUC, Mestre em Antropologia Social (2005) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com bolsa do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford, Graduada em Serviço Social (1996) pela mesma instituição. Pesquisadora com Bolsa FAPESP na pesquisa realizada sobre violência urbana pela PUC/SP, em parceria com o CRAVI ? Centro de Referência e Apoio às vitimas de violência urbana. Pesquisa de Mestrado com enfoque na violência urbana e doméstica com recorte étnico-racial e de gênero. Experiência profissional na formação de professores na temática étnico-racial, conforme diretrizes da Lei 10639/03; Professora Monitora no Projeto Educando pela Diferença Para Igualdade da Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (2005-2007). Assistente Social no Hospital da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP/Departamento de Psiquiatria - Projeto Quixote; Qualificação de Profissionais da Rede de Atenção à Mulher em situação de Violência da Coordenadoria Especial da Mulher da Prefeitura de São Paulo; Docente no Curso de Serviço Social/UNG de 2008 - 2016, Coordenadora do Núcleo de Políticas Sociais Milton Santos/UNG de 2010 - 2014 e na Pós-Graduação em Serviço Social UNG/Universidade Guarulhos 2014-2015. Atualmente é Docente na Graduação e Pós Graduação da FAPSS - Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo desde 2014 e Assistente Social na Subsecretaria da Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos - na função de professora, elaborando, organizando e ministrando cursos, palestras e oficinas em equipe multidisciplinar para servidores(as) acerca da transversalidade da temática étnico-racial e do racismo institucional como elemento constitutivo na condição de vulnerabilidade das mulheres e homens negros que acessam as políticas sociais. As formas de enfrentamento às situações de violência doméstica e urbana e sua interfaces. Coordenadora do Núcleo de Estudo e Pesquisa das Relações Raciais e Serviço Social da FAPSS-SP.
http://lattes.cnpq.br/2979794386046121

Marcel Ronaldo Morelli de Meira - Possui Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina, com Bacharelado em Ciências Sociais (2004), Licenciatura em Sociologia (2005), e Licenciatura História (2006) pela mesma instituição; Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (2009), Doutorado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (2014), e Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2018). Tem experiência nas áreas de Sociologia, Ciência Política e Filosofia, com ênfase em Teoria Sociológica, Teoria Política e História da Filosofia.
http://lattes.cnpq.br/8337049532578240

Mayara de Andrade Calqui - Doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo e mestra em Letras pela mesma instituição (2016). Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professora de língua portuguesa do Departamento de Educação de Jovens e Adultos na Prefeitura Municipal de Santo André e pesquisadora no grupo de estudos: Crítica Literária e Psicanálise da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, psicanálise, memórias, educação de jovens e adultos e Guimarães Rosa.
http://lattes.cnpq.br/6276552274682985

Miriam Ferrari - Graduada em Psicologia - Universidade Anhaguera e graduada em Serviço Social - PUCCamp. Pós-graduada em Psicologia PUCCamp. Mestre em Psicologia Social - PUC/SP. Possui experiência em administração com ênfase no gerenciamento de organizações não-governamentais. Trabalhou na C&A, como responsável pela Coordenação do Programa de Treinamento de Integração e Desenvolvimento das Lideranças - Gerência e Direção, sendo responsável pelos programas de treinamento. Idealizadora e coordenadora do programa de contratação de pessoas com deficiência. Desenvolveu o Programa de Qualidade de Vida no Brasil e na Argentina. No Instituto C&A atuou como Coordenadora de projetos sociais, desenvolvendo projetos de empreendedorismo social. Membro do NEATS (Núcleo de Estudos Avançados no Terceiro Setor) e do NUTAS (Núcleo Trabalho Ação Social). Foi conselheira da Associação Prato Cheio de 2012 a 2018. É professora na PUC/SP - no COGEAE no programa de pós-graduação lato sensu, na FAPSS e na Unian, como professora de graduação. É sócia na Razão Social Treinamentos. Foi consultora no Lar Sírio e na SAEC - Sociedade Amiga e Esportiva do Jardim Copacabana e Consultora no projeto de empreendedorismo da Associação Vida em Ação Casa do Saci - Economia Solidária e Saúde Mental. Consultora no Indesc para definição do negócio social e projeção de mercado inicial.
http://lattes.cnpq.br/5842452697161534

Samara Kelly Xavier e Silva - Graduada em licenciatura plena e bacharelado em História pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, memória e trabalhadores rurais do sertão nordestino. Mestra em Serviço Social pela PUC-SP.
http://lattes.cnpq.br/0503420765293998

Sandra Augusta Martine - Possui graduação em Serviço Social - PUC-SP - FACULDADE DE SERVIÇO SOCIAL (dezembro/1988) e mestrado em Serviço Social PUC-SP pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (outubro /2010) Foi bolsista CNPQ (agosto/2008 a julho/2009) e CAPESS II (agosto/2009 a setembro/2010). Atualmente é aluna do Programa de Estudos Pós- Graduados em Serviço Social, nível doutorado, área de conhecimento Formação Profissional, sento bolsista CNPq (2015.2). É assistente social com licença-afastamento da PREFEITURA MUNICIPAL DE TABOÃO DA SERRA. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social Aplicado. Trabalhou como coordenadora e técnica nas políticas sociais de assistência social e habitação. Atuou como docente em cursos de graduação, lecionando as disciplinas de Fundamentos Históricos, Teórico -Metodológicos de Serviço Social I, II, III, IV; Supervisão Acadêmica de Estágio Curricular I,II,III e IV; Política Social II; Planejamento e Gestão Social; Avaliação de Políticas Públicas; Trabalho de Conclusão de Curso I; Orientação de TCC; e, coordenação do Núcleo de Estudo e Pesquisa sobre o Envelhecimento; bem como, em cursos de pós-graduação (nível especialização) de Gerontologia: Fundamentos e Práticas, Política Pública e Família, Prevenção e Proteção à Violência Doméstica contra a Criança e o Adolescente, Políticas Públicas: Fundamentos, Competências e Práticas, Trabalho Social com Famílias: desafios e possibilidades, Políticas Públicas e Sociais, Serviço Social e Gestão de Projetos Sociais.
http://lattes.cnpq.br/0219147755148680

Sandra Eloiza Paulino - Pós doutoranda e Bolsista CAPES (em curso) e Doutora em Serviço Social pela PUC/SP (2011) possui graduação (1995) e Mestrado (2005) em SERVIÇO SOCIAL pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Especialista em Psicologia Clínica: Teoria Psicanalítica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e, em Psicodinâmica de Adultos: Análise Institucional, pelo Instituto Sedes Sapientiae (2000). Tem atualização em Impactos da Violência na Saúde pela Fiocruz (2006) e em Violência Doméstica contra crianças e adolescentes pelo Instituto Sedes Sapientiae (2017) . É docente e Coordenadora de Estágios do curso de Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social de São Paulo (FAPSS-SP) e foi responsável pelo Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão: Violências e Serviço Social. Foi docente, também, do Curso Multidisciplinar de Atualização no Atendimento de Violência Sexual da Faculdade de Saúde Pública da USP (1999 - 2014). Participa do Grupo de Acompanhamento Técnico aos Autores de Crimes Sexuais (GAT) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, da Secretaria de Administração Prisional de São Paulo. É Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Ensino e Questões Metodológicas em Serviço Social (NEMESS), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo . Desenvolve trabalho de Supervisão Técnica a equipes que trabalham no enfrentamento da Violência Sexual e Doméstica. Tem experiência na área de Serviço Social, atuando principalmente com os seguintes temas: violência sexual, violência doméstica contra crianças e adolescentes e atendimento aos autores da violência sexual.
http://lattes.cnpq.br/5410716282418966

Valdeir Claudinei de Oliveira - Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2002) e Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2006).Cursa o Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC São Paulo com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica - CNPq . Atualmente Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação da Faculdade Paulista de Serviço Social e ministra as disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Coordena o Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Trabalho Social com Famílias e leciona a disciplina Questão Social e Mundo do trabalho no mesmo curso.Possui experiência no campo da Assistência Social e no Serviço Social do Trabalho, com atuação em prefeituras municipais (Franca-SP, Araraquara-SP e Guarulhos-SP) e empresas publicas (SAAE Araraquara e INFRAERO Guarulhos).
http://lattes.cnpq.br/5147718894405416

Calendário acadêmico

19/06/2019

Atividades complementares

Recebimento das atividades complementares

20/06/2019

Corpus Christ

Feriado

24/06/2019

Exames finais e revisão de prova dia 28

De 24 a 28 de junho.

01/07/2019

Férias

De 1 a 30.

[+]   Ver calendário completo