Ligue: (11) 3111-2048

Faculdade Paulista de Serviço Social

13/05/2019

SEMANA DO SERVIÇO SOCIAL

PROGRAMAÇÃO

 

SEGUNDA FEIRA – 13/05/2019

TEMA: Balanço Crítico da Virada e o Processo de Precarização do Trabalho – 40 anos da Virada

PROFESSOR RESPONSÁVEL: PROFESSOR DR. VALDEIR CLAUDINEI DE OLIVEIRA

“Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2002), Mestrado em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-Unesp (2006)e Doutorado em Serviço Social pela PUC São Paulo com bolsa do Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica - CNPq . Atualmente é Coordenador Acadêmico do Curso de Graduação em Serviço Social da Faculdade Paulista de Serviço Social e ministra as disciplinas de Fundamentos Teórico-Metodológicos do Serviço Social. Coordena o Curso de Pós Graduação Latu Sensu em Trabalho Social com Famílias e leciona a disciplina Questão Social e Mundo do trabalho no mesmo curso. Possui experiência no campo da Assistência Social e no Serviço Social do Trabalho, com atuação em prefeituras municipais (Franca-SP, Araraquara-SP e Guarulhos-SP) e empresas publicas (SAAE Araraquara e INFRAERO Guarulhos)”.

COMPOSIÇÃO DA MESA:

  • Professor Valdeir Claudinei
  • Valéria Albuquerque (convidada)

o    Assistente Social, graduada e mestre pela UNESP/Franca, doutora pela PUC/SP. Uma das organizadoras do livro "A nova morfologia do Trabalho no Serviço Social", lançado pela Editora Cortez em 2018. Atua como assistente social judiciário no Fórum de Pinheiros

HORÁRIOS: (tempo estimado +/-)

  • 19h20 as 19h50 = intervenção
  • 19h55 as 20h40 = Professor Nei
  • 20h50 as 21h50 = Valéria A.
  • 22h = perguntas/debates

 

TERÇA FEIRA – 14/05/2019

TEMA: Serviço Social e Direitos Humanos

PROFESSORA RESPONSÁVEL: PROFESSORA DRA. ÁUREA FUZIWARA

“Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Serviço Social e o trabalho com criança, adolescência e família. Servidora do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na função de assistente social. Pesquisadora das linhas de Ética, Direitos Humanos, movimentos sociais, arte engajada e sociabilidade de resistência. Doutora em Serviço Social, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos da PUC-SP.”

ORGANIZAÇÃO: Núcleo de Direitos Humanos

 

QUARTA FEIRA - 15/05/2019

TEMA: População LGBTQ+: O Serviço Social e os corpos apagados.

CONVIDADOS: 

  • Mestre Guilherme Moraes da Costa
  • Assistente Social na SANASA - Campinas. 
  • Mestre em Serviço Social e Políticas Sociais.  
  • Diretor na Gestão "Trilhando a luta com consciência de classe" 2017 - 2020 do CRESS/SP.
  • Maria Alessandra de Souza
  • Assistente social, Especialista em gênero/sexualidade e em direitos humanos e lutas sociais.

 

HORÁRIOS:

  • 19:10h – Abertura
  • 19:15h – Apresentação da “Coletiva”
  • 19:30h – Palestra: População LGBTQ+: O Serviço Social e os corpos apagados.
  • 21:00h – Abertura para debate.
  • 21:40h - Intervenção Cultural.

Encerramento

Assistentes sociais de todo o país trabalham cotidianamente no atendimento à população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Queers (LGBTQ+), na garantia de serviços e direitos sociais. Por isso e por compreender que uma sociedade radicalmente democrática e livre não será construída sem que as pessoas possam se expressar livremente, inclusive em relação a orientação sexual e a identidade de gênero, elegemos como parâmetros para a mesa de debate “População LGBTQ+: O Serviço Social e os corpos apagados” radicalizando o debate acerca do exercício profissional dos assistentes sociais e a invisibilidade da População LGBTQ+ e suas demandas relativas ao conjunto do dos direitos sociais legalmente instituídos no Brasil, questionando a quem interessa o apagamento destes corpos e como a escassez de serviço de atendimento à população LGBTQ+ se configura como mais uma estratégia discriminatória.

 

QUINTA FEIRA – 16/05/2019

TEMA: Serviço Social e Racismo

PROFESSORA RESPONSÁVEL: MESTRA KAJALI LIMA

“Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social na Universidade Federal de São Paulo. Unifesp - Baixada Santista (2016-2018). Possui graduação em Serviço Social pela Unesp - Franca. Possui aperfeiçoamento em " Impactos da Violência na Saúde" pela FIOCRUZ. Possui especialização em " Gestão de Políticas Públicas com ênfase em Gênero e Relações Etnorraciais" pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). É componente do GERESS - Grupo de Estudos das Relações Etnorraciais e o Serviço Social. Atua como assistente social no Tribunal de Justiça de São Paulo. Docente na Faculdade Paulista de Serviço Social (FAPSS-SP).”

COMPOSIÇÃO DA MESA:

  • Professora Kajali
  • Naísa dos Santos (convidada)

o    Possui Mestrado em Relações Étnico-Raciais pelo CEFET/RJ (2013) e Graduação em Serviço Social pela Universidade São Francisco (2008). Servidora Pública na função de especialista em assistência e desenvolvimento social da Prefeitura de São Paulo. Atua nas temáticas Étnico-Racial e Direitos Humanos, com ênfase nas políticas de promoção da igualdade e enfrentamento à discriminação racial. Experiência na gestão, implementação e produção de normatização técnica (procedimentos administrativos, técnicos e metodológicos) de serviços especializados no atendimento a vítimas de discriminação racial e intolerância religiosa tais como o Centro de Referência em Direitos Humanos na Prevenção e Combate ao Racismo no município de São Paulo (2010/2014), órgão vinculado a Secretaria Municipal de Referência de Combate ao Racismo e a Intolerância Religiosa “ Nelson Mandela”, vinculado a Secretaria de Promoção de Igualdade Racial do Governo do Estado da Bahia. Habilidade em Supervisão de Estágio em Serviço Social.

Mediadora: Letícia (aluna 3ºsem/CA)

EM ABERTO: Decisão de qual intervenção traremos

HORÁRIOS: (tempo estimado +/-)

  • 19h10 as 19h30 = intervenção
  • 19h35 as 20h35 = Kajali
  • 20h40 as 20h50 = intervalo
  • 20h50 as 21h50 = Naísa (convidada)
  • 22h = perguntas/debates

OBSERVAÇÃO:

  1. Este evento também é aberto ao público externo e com vagas limitadas; 

  

SEXTA FEIRA- 17/05/2019 

TEMA: Serviço Social e Saúde Mental

 “Luta antimanicomial”

 PROFESSORA RESPONSÁVEL: PROFESSORA DRA. ILKA CUSTÓDIO

 “Graduação em Serviço Social pelo Centro Universitário FMU (2001) especialização em Gerontologia pela UNIFESP (2003), mestrado e doutorado em Serviço Social pela PUC/SP (2008 e 2016, respectivamente) Atualmente trabalha como docente do curso de Serviço Social da FAPSS Faculdade Paulista de Serviço Social, ministrando disciplinas do eixo Fundamentos Históricos e Teóricos Metodológicos do Serviço Social, e como assistente social judiciária na Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher do Tribunal de Justiça de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Envelhecimento da FAPSS”.

 MESA:

  • Professora Ilka
  • Fernanda Almeida (convidada)

o    Assistente Social -  atua em um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas, CAPD-AD. É coordenadora do curso de Pós-Graduação em Serviço Social e Saúde da Faculdade Paulista de Serviço Social – FAPSS. Pesquisadora desde 2005 do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ética e Direitos Humanos (NEPEDH) da PUC-SP. Atualmente é estudante do curso conflito e Sintoma do SEDES. 

MESTRE DE CERIMÔNIA: Ilka 

MEDIADORA: Monique Lorena (aluna 5ºsem/CA) 

INTERVENÇÃO ARTÍSTICA: COLETIVO SACI

HORÁRIOS: (tempo estimado +/-)

  • 19h30 as 20h30 = Coletivo SACI (convidados)
  • 20h35 as 21h35 = Fernanda Almeida

OBSERVAÇÃO:

  1. Este evento também é aberto ao público externo e com vagas limitadas;

 

Faça a sua inscrição nos enviando um e-mail para: [email protected], incluindo: data do evento que participará, seu nome completo, data de nascimento, telefone celular, e, informar se é aluno da FAPSS.

VAGAS LIMITADAS

SOMENTE PARTICIPANTES CONFIRMADOS EM RESPOSTA PODERÃO PARTICIPAR.

LOCAL: Rua São Domingos, nº 69 - Bela Vista, São Paulo – SP.

Calendário acadêmico

03/06/2019

Entrega de documentos finais de estágio

De 3 a 7 de Junho.

10/06/2019

Avaliação semestral

De 10 a 14 de junho.

12/06/2019

Atividades complementares

12 e 19 JUNHO - Recebimento das Atividades Complementares

13/06/2019

Período de solicitação de substitutiva

Procure a secretaria.

[+]   Ver calendário completo