Ligue: (11) 3111-2048

Faculdade Paulista de Serviço Social

16/09/2019

Setembro Amarelo - Sessão do Filme Yonlu

Setembro Amarelo - Sessão do Filme Yonlu

 

É com imensa alegria que o curso de Pós-graduação em Serviço Social e Saúde da FAPSS-SP, em parceria com o Clube do Professor e com o apoio da Container Filmes, Prana Filmes, Lança Filmes, Cinearte, Instituto Acqua e Vilamundo, convidam todas e todos para exibição do filme “Yonlu”. A atividade chama a atenção para o tema do suicídio no mês das atividades do “Setembro Amarelo”.

 

PROGRAMAÇÃO

  • 22/09 – DOMINGO – 11H30
  • CINEARTE – Av. Paulista, 2073 – Conjunto Nacional
  • IMPORTANTE: Ingressos distribuídos gratuitamente 30 minutos antes da sessão. A sala tem capacidade para 100 pessoas. 
  • Ao final da sessão teremos um debate com o médico psiquiatra Dr. Ajax Salvador e com a professora Fernanda Almeida – Coordenadora da Pós Graduação em Serviço Social e Saúde da FAPSS. Contaremos também com a presença do premiado ator Thalles Cabral, protagonista de “Yonlu”.

 

Sobre o Filme

“Yonlu” – O Filme é profundamente delicado e socialmente necessário porque aborda pelo menos três temas candentes: o profundo sofrimento que antecede o ato do suicídio; as consequências dos diversos usos da Internet na vida cotidiana e o adolescer em tempos de profunda solidão.

O filme conta a história (real) de Vinícius, adolescente que não conseguiu sustentar a desmedida dor e o sofrimento que inspirava a produção artística de seu personagem na Internet, "Yonlu", um ser criativo, pleno de sagacidade e sensibilidade. Além do belíssimo filme, temos um instrumento de diálogo com a juventude contemporânea, à qual parece ser preciso mostrar que vale a pena viver.

O tema mobiliza e preocupa todos nós. As taxas de suicídio no Brasil vêm crescendo continuamente. De acordo com a OMS, no país são cometidos o equivalente a um suicídio a cada 45 minutos, sendo esta a terceira causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Em tempos de distopia é preciso reafirmar que as angústias e o sofrimento são sentimentos inerentes à vida de todos e que é possível dar sentido aos momentos profundamente dolorosos e aparentemente insuportáveis através de alternativas coletivas e emancipatórias. É preciso dar visibilidade ao tema e às diversas formas de cuidado, seja através da rede pública, por meio dos Centros de Atenção Psicossocial – CAPS, ou ainda pela construção de espaços de diálogo e acolhimento. (Fernanda Almeida).

 

FAPSS - Faculdade Paulista de Serviço Social

São Paulo

Calendário acadêmico

31/10/2019

Data limite para Trancamento e Sup. Estágio

Data limite para Trancamento de Matrícula e Supervisão de Estágio

20/11/2019

Consciência negra

Feriado

21/11/2019

Evento Consciência Negra

Dias 18, 19, 21, 22 e 23 de novembro de 2019.

02/12/2019

Avaliações semestrais/ solicitação de substitutiva

De 2 a 6 de dezembro.

[+]   Ver calendário completo