Ligue: (11) 3111-2048

Faculdade Paulista de Serviço Social

21/11/2018

Vidas negras importam! CFESS lança manifesto do Dia da Consciência Negra

Imagem mostra logomarca da campanha em preto. A figura é um punho cerrado negro, erguido, com uma mapa da África na palma da mão, pessoas negras em volta do braço, mostrando resistência e luta

Para começar a semana em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro), o CFESS lançou o manifesto "Vidas Negras Importam!" Porque racismo se combate todo dia, em todos os lugares, inclusive no exercício profissional cotidiano.

 

Leia o CFESS Manifesta

 

O documento integra o conjunto de ações da Campanha de Gestão (2017-2020) Assistentes Sociais no Combate ao Racismo. A ideia é que a categoria possa usar o documento nos seus espaços de trabalho, dialogando com a população usuária do Serviço Social, além de utilizá-lo nas salas de aula e em outros espaços socioocupacionais. 

 

"O direito à vida tem sido literalmente negado à maior parte da população negra desse país. As mortes violentas são a expressão mais visível disso, mas o direito à vida é negado de inúmeras outras formas: quando cresce a violência obstétrica, que afeta predominantemente mulheres negras sem acesso a consultas e exames pré-natais; quando o próprio Ministério da Saúde afirma que as chances de crianças negras morrerem por desnutrição são 90% maiores do que a de crianças brancas; quando 91% das famílias sem habitação nesse país se encontra na faixa de renda de até 3 salários mínimos, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e sabemos que, entre estas, a maioria absoluta é composta de pessoas negras", diz trecho do CFESS Manifesta.

 

Nesse mês de novembro, o Conjunto CFESS-CRESS está organizando uma agenda intensa de atividades decorrentes da Campanha.

 

Veja também com o CRESS de sua região a programação que ele está preparando. Estão sendo organizadas atividades por todo o Brasil! 

 

Leia o CFESS Manifesta

Calendário acadêmico

31/10/2019

Data limite para Trancamento e Sup. Estágio

Data limite para Trancamento de Matrícula e Supervisão de Estágio

20/11/2019

Consciência negra

Feriado

21/11/2019

Evento Consciência Negra

Dias 18, 19, 21, 22 e 23 de novembro de 2019.

02/12/2019

Avaliações semestrais/ solicitação de substitutiva

De 2 a 6 de dezembro.

[+]   Ver calendário completo